Nós makers sabemos que começar a usar uma nova plataforma de gerenciamento de dispositivos é um desafio. Você precisa se familiarizar com os novos comandos e ambiente, precisa criar novos dispositivos, painéis, widgets e ler muita documentação, o que geralmente é muito demorado, mesmo se a plataforma for fácil de usar.
Além disso, é ainda mais tedioso se a plataforma for voltada para gerenciar dispositivos físicos. Você precisa ter alguns dispositivos em mãos, precisa aprender a codificar seu exemplo “hello world” e repassar a nova plataforma. Mesmo se a plataforma for muito intuitiva, isso é algo que geralmente desanima os usuários.
No final do dia, o que os usuários querem é uma forma direta de avaliar o que eles podem alcançar com a plataforma, o desempenho, a aparência e a sensação e a experiência de interação global.
O que é o Arduino Cloud?
O Arduino Cloud permite que criadores, entusiastas de IoT e profissionais, construam projetos facilmente conectados com base em uma ampla variedade de placas Arduino, ESP32 e ESP8266.
Seguindo a visão do Arduino, ele foi cuidadosamente projetado para fornecer a experiência mais amigável e intuitiva, abstraindo as tarefas complexas que criam barreiras para os usuários que não estão familiarizados com a programação. O resultado é uma plataforma integrada onde os usuários podem desenvolver, implantar, gerenciar e monitorar seus dispositivos conectados.
O desenvolvimento de firmware pode ser feito com o editor web on-line, onde um grande número de modelos e projetos podem ajudá-lo a começar facilmente. Atualizações de firmware Over-the-air (OTA) também estão disponíveis para placas Arduino.
O gerenciamento e monitoramento dos dispositivos e sensores é feito pelo IoT Cloud. A plataforma permite a criação de dispositivos e variáveis que podem ser gerenciadas através de painéis ricos e personalizáveis que ajudam os usuários a visualizar o status e os dados dos dispositivos. Eles são acessíveis remotamente pelos usuários através de um aplicativo móvel e web, integração com plataformas de terceiros como Alexa ou IFTTT também é possível.
A plataforma Arduino Cloud é muito intuitiva e bem documentada, com toneladas de exemplos, tutoriais e projetos.
E por que não usar seu telefone como dispositivo inicial?
Se pensarmos em uma forma de começar com qualquer nova plataforma, o que pode ser mais fácil do que usar a ferramenta que usamos mais extensivamente e convenientemente: nosso telefone móvel?
O Arduino Cloud possui uma função chamada phone device que faz exatamente isso. O objetivo é fornecer aos usuários uma ferramenta que lhes permita ter uma experiência rápida “pronta para usar” com o IoT Cloud sem a necessidade de usar uma placa compatível com a nuvem.
Ao instalar o aplicativo Arduino IoT Remote (disponível para Android e iOS), você verá automaticamente seu telefone como um dispositivo utilizável no IoT Cloud, com um número de variáveis criadas automaticamente e associadas a ele. Essas variáveis Thing 2 Things são associadas a alguns dos sensores em seu telefone, como acelerômetro, GPS, microfone, bússola ou barômetro. Um painel também é criado automaticamente para que todas essas variáveis possam ser monitoradas.
Com essa função, há um caminho direto e simples para aqueles iniciantes que podem querer saber o que podem fazer com a plataforma, mesmo sem possuir um dispositivo compatível. Mas também permite que os fabricantes construam casos de uso mais avançados com comunicação Thing 2 Thing (por exemplo, quando meu telefone estiver perto de minha sala de trabalho, ligue meu ar condicionado).
Como começo?
Começar é tão simples quanto instalar o aplicativo Arduino IoT Remote ou atualizá-lo para a versão mais recente, se você já o tiver instalado.
O primeiro passo é abrir o aplicativo e selecionar “Usar dados do seu telefone” no menu principal. Em seguida, o assistente iniciará, pedindo para permitir a troca de dados entre o telefone e o Arduino Cloud.
Depois de clicar em “Defina seu telefone”, a criação do dispositivo, things e painel relacionados será realizada. Durante a criação desses recursos, será solicitada permissão para usar a localização do telefone, câmera e microfone.
No final do processo, você verá o painel criado, com os dados ao vivo vindos dos sensores do seu telefone.
Saiba mais
Se você quiser saber mais sobre o Arduino IoT Cloud, pode conferir a documentação oficial e os recursos disponíveis no site da nuvem Arduino.