Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Inovações de design Triac e Quadrac podem simplificar o controle de iluminação LED

Inovações de design Triac e Quadrac podem simplificar o controle de iluminação LED

Os triacs estão no centro dos controles de dimerização para iluminação LED. Triacs usados ​​em dimmers têm sido normalmente caracterizados e especificados para cargas de lâmpadas incandescentes, que têm altas classificações de corrente para condições de estado estacionário e altas correntes de pico iniciais, bem como corrente de pico muito alta de fim de vida quando um filamento se rompe.

Os LEDs têm uma corrente estável muito mais baixa do que as incandescentes, e sua corrente inicial de ativação pode ser muito mais alta por alguns microssegundos de cada semi-ciclo de tensão. Portanto, um pico de corrente pode ser visto no início de cada semi-ciclo. Normalmente, o pico de corrente para uma lâmpada CA é de 6 a 8A; a corrente de seguimento de estado estacionário é inferior a 100 mA. Um holofote de LED ou uma luminária embutida de teto projetada para substituir uma unidade de filamento típica que produz 750 lumens consome apenas 13W em contraste com a unidade de filamento antigo, que normalmente consome 65W.

Projetar um circuito CA para controlar a saída de luz LED é muito simples ao usar os mais novos designs de triac, como a série Littelfuse Q6008LH1LED ou Q6012LH1LED, porque os únicos componentes necessários são um capacitor de disparo, um potenciômetro e um dispositivo de disparo de interrupção de tensão. Dois retificadores controlados por silício (SCRs) de porta sensitiva paralela inversa, como o Littelfuse S4X8ES1, podem ser usados ​​como o dispositivo de disparo de interrupção de tensão, permitindo que o circuito de controle produza uma ampla gama de saídas de nível de luz. Além disso, o uso desses componentes como o dispositivo de acionamento permite obter um controle de histerese baixa porque dois SCRs formam um acionador de breakback completo.

Se a aplicação não exigir uma ampla faixa de controle e baixa histerese, um controle de luz variável simples pode ser projetado usando dispositivos quadrac, como a série Littelfuse Q6008LTH1LED ou Q6012LTH1LED (Figura 1). (Um dispositivo quadrac é um tipo especial de tiristor que combina um diac e um triac em um único pacote.) O circuito mostrado na Figura 2 minimiza a contagem de componentes combinando o dispositivo de acionamento diac e um triac alternistor em um único TO-220 isolado. Este circuito de controle permite uma tensão de ativação total um pouco mais baixa devido à maior comutação V BO do dispositivo de disparo do diac, mas oferece uma função de escurecimento da luz que opera de 175 ° a <90 ° de cada semi-ciclo.

Circuito diac + triac.
Circuito diac + triac.

No circuito da Figura 2, o potenciômetro é 250kΩ com resistência final fixa embutida de 3kΩ mínimo. O dispositivo quadrac incluído oferece baixo gate e características de corrente de retenção. RL é uma carga mínima do LED de 10W. VC é o mesmo que a tensão de disparo da matriz diac integrada.

Fonte:

https://www.newelectronics.co.uk/electronics-whitepapers/triac-and-quadrac-design-innovations-can-simplify-led-lighting-control-1/107572/

http://www.littelfuse.com/

Picture of Pedro

Pedro

Bacharel em Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações e hobbysta em eletrônica nas horas vagas =).

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *