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Acionamento online de régua de energia através do aplicativo Blynk

Acionamento online de régua de energia através do aplicativo Blynk

Neste artigo é detalhado como elaborar um projeto para acionar os pontos de energia de uma régua de energia elétrica, através da internet e de qualquer lugar do mundo!

Para iniciar, segue abaixo a lista de materiais necessários para construir projeto:

  • Placa fenolite perfurada;
  • Borne KRE 2 vias;
  • Fusível + conector para placa;
  • Transformador 127VAC~12VCC;
  • ESP8266 + Barra de pino;
  • Resistor 100Ω;
  • 2x Resistor 1kΩ;
  • Led amarelo;
  • Led verde;
  • Transistor BC548;
  • Relé;
  • Mini borne KRE 2 vias;
  • Regulador tensão 7805 + dissipador;
  • Capacitor cerâmico 100nF;
  • Capacitor eletrolítico 2200uF;
  • Ponte Retificadora;
  • Régua de energia;
  • Cabos de energia.

Após adquirir todos os componentes, necessário realizar uma customização na régua de energia. A régua utilizada está exemplificada na Figura 1:

Régua de energia utilizada no projeto.
Régua de energia utilizada no projeto.

Foi aberto a estrutura da régua e realizado a descontinuidade do cabo de cobre que interliga todos os pontos de conexões, a fim de conseguir acionar cada tomada independentemente. Em cada fase de cada tomada foi conectado um cabo, através de solda, para poder energizar separadamente cada tomada com a fase. Já o neutro não foi seccionado, com isso apenas um fio alimenta todas as tomadas. A Figura 2 ilustra as conexões de cada tomada da régua de energia:

Conexões da régua de energia.
Conexões da régua de energia.

Após soldar todos os cabos em cada tomada, foi conectado as outras pontas dos cabos nos bornes da placa. Estes bornes conectam diretamente aos relés. As conexões da placa estão ilustradas no diagrama da Figura 3:

Diagrama de conexões.
Diagrama de conexões.

Após montagem da placa e finalizado as conexões, necessário realizar a gravação do código no ESP8266. Foi utilizado a IDE Arduino para gravar o código no ESP8266. Ao final deste artigo possuí um vídeo exemplificando como utilizar a IDE Arduino para gravar no ESP8266. Segue abaixo o código utilizado:

#define BLYNK_PRINT Serial

#include <ESP8266WiFi.h>
#include <BlynkSimpleEsp8266.h>
#include <ESP8266WiFi.h>

char auth[] = "Código do aplicativo Blynk"; // Você pega o código no aplicativo Blynk

char ssid[] = "Nome do seu WiFi";
char pass[] = "Senha do seu WiFi";

void setup(){
Serial.begin(9600);

Blynk.begin(auth, ssid, pass);
}
void loop() {
Blynk.run();
}

Obs: Ao fim deste artigo, esta disponível o caminho para download do código e bibliotecas necessárias.

Após a gravação do código no ESP8266, necessário realizar o download do blynk no smartphone e programar o app para realizar os comandos no ESP8266. A imagem abaixo ilustra a tela do aplicativo configurado com as funções para comando no ESP8266:

Blynk em funcionamento.
Blynk em funcionamento.

Caso tenha alguma dúvida, pode conferir a montagem e como realizar a programa do ESP8266 e Blynk no vídeo abaixo, nele está todo o passo a passo detalhado:

Download do código, diagrama e bibliotecas:

https://bit.ly/3zohXhH

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Pedro

Bacharel em Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações e hobbysta em eletrônica nas horas vagas =).

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