Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Arduino anuncia a sua nova IDE 2.0 (Beta)! Muitas melhorias!

Arduino anuncia a sua nova IDE 2.0

A Arduino anunciou em 01/03/2021 a sua nova IDE 2.0 Beta, o novo software já está disponível para download no site oficial, seus repositórios de código se tornaram open source. Ele trás um editor moderno e fornece uma melhor experiência geral do usuário graças a uma interface responsiva e tempo de compilação mais rápido.

A Arduino informa que a atualização será fácil, pois a interface parecerá muito familiar. Mas vamos ver algumas das coisas boas que você encontrará.

Ao digitar, o editor sugere o preenchimento automático de variáveis ​​e funções de acordo com as bibliotecas que você incluiu. A Figura abaixo ilustra a nova função:

Exemplo de preenchimento automático.
Exemplo de preenchimento automático.

Ao clicar com o botão direito em uma variável ou função, um menu será exibido e fornecerá atalhos de navegação para pular para a linha (e arquivo) onde foram declarados:

Menu de navegação.
Menu de navegação.

Mas há outro grande recurso no novo IDE: um depurador (debugger) em tempo real que permite que você execute seu código interativamente em uma placa e inspecione sua execução sem escrever dezenas de declarações “Serial.println ()”. Basta disparar o painel de depuração, definir pontos de interrupção onde deseja pausar a execução e inspecionar o conteúdo das variáveis. Você pode até mesmo alterar o conteúdo das variáveis ​​em tempo real e retomar a execução!

Função debugger.
Função debugger.

Infelizmente o depurador suporta apenas as placas Arduino baseadas nas plataformas SAMD e Mbed (família MKR, Nano 33 IoT, Nano 33 BLE, Portenta, Zero). Os mantenedores de núcleos Arduino para placas de terceiros podem adicionar suporte para depuração adicionando os parâmetros de configuração relevantes; um guia técnico para isso esta em elaboração. Você precisará conectar uma ferramenta para depuração, como o Segger J-link, aos pinos JTAG na placa.

O novo IDE é baseado na estrutura Eclipse Theia, que é um projeto de código aberto baseado na mesma arquitetura do VS Code (protocolo de servidor de linguagem, extensões, depurador). O front-end é escrito em TypeScript, enquanto a maior parte do back-end é escrita em Golang.

Artigo original:

https://blog.arduino.cc/2021/03/01/announcing-the-arduino-ide-2-0-beta/

Download do IDE 2.0 (beta)

https://www.arduino.cc/en/software#experimental-software

 

Picture of Pedro

Pedro

Bacharel em Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações e hobbysta em eletrônica nas horas vagas =).

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *