Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atualização do Sistema Operacional da Raspberry Pi – Dezembro 2020

Atualização do Sistema Operacional da Raspberry Pi - Dezembro 2020

Aqui está um resumo dos principais novos recursos que você encontrará nele:

Chromium

O navegador Chromium foi atualizado para a versão 84. Foi melhorado a reprodução de vídeo, então poderá ser visto uma boa qualidade em sites como o YouTube. Além disso, devido aos eventos deste ano, foram feitos muitos testes e ajustes em clientes de videoconferência, como Google Meet, Microsoft Teams e Zoom, e agora eles devem funcionar perfeitamente no seu Raspberry Pi’s Chromium.

PulseAudio

O Linux é bastante complicado para áudios, com a interface atual ALSA não era possível ouvir duas saídas de som, por exemplo, se você ouve um som do YouTube você não consegue ouvir mais nenhum outro som.

O PulseAudio lida com tudo isso. É um software que funciona como uma camada entre todo o hardware de áudio e todos os aplicativos que enviam e recebem áudio e direciona tudo automaticamente para os lugares certos. Ele pode mixar o áudio de vários aplicativos, para que você possa ouvir o VLC ao mesmo tempo que o YouTube, e permite que a saída seja movida entre diferentes dispositivos enquanto está tocando. Ele sabe como se comunicar com dispositivos Bluetooth e simplifica muito o trabalho de gerenciamento de dispositivos de entrada e saída padrão, tornando muito mais fácil garantir que o áudio termine onde deveria estar!

Uma área em que é particularmente útil é no gerenciamento de fluxos de entrada e saída de áudio para navegadores da web como o Chromium; em nossos testes, o uso do PulseAudio tornou a configuração de sessões de videoconferência muito mais fácil e confiável, especialmente com fones de ouvido Bluetooth e áudio de webcam.

A boa notícia para os usuários do Raspberry Pi é que, se acertarmos, você nem perceberá a mudança. O PulseAudio agora é executado por padrão e, embora o controle de volume e o seletor de entrada / saída de áudio na barra de tarefas pareçam quase idênticos aos das versões anteriores do sistema operacional, agora ele está controlando o PulseAudio em vez do ALSA. Você pode usá-lo como antes: selecione seus dispositivos de saída e entrada, ajuste o volume e pronto.

Impressora

Uma coisa que sempre faltou no Raspberry Pi OS é uma maneira fácil de conectar e configurar impressoras. Existe uma ferramenta Linux para isso, chamada CUPS, o Common Unix Printing System. (Na verdade, é propriedade da Apple e é o sistema de impressão subjacente usado pelo macOS X, mas ainda é um software livre e está disponível para uso por distribuições Linux.)

O CUPS sempre esteve disponível no apt, então pode ser instalado em qualquer Raspberry Pi, mas a interface padrão baseada na web é um pouco hostil. Várias ferramentas front-end de terceiros foram escritas para tornar o CUPS um pouco mais fácil de usar, e decidimos usar uma chamada system-config-printer. (Como o PulseAudio, também é usado como padrão pelo Ubuntu.)

Portanto, o CUPS e o system-config-printer agora estão instalados como parte do Raspberry Pi OS. Você pode acessar a interface da web do CUPS abrindo o navegador Chromium e indo para http: // localhost: 631, mas em vez de fazer isso, sugerimos apenas ir para a seção Preferências no menu principal e abrindo Configurações de impressão.

Print Settings.
Print Settings.

Acessibilidade

Uma das áreas que foi melhorado no Desktop este ano é a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Adicionamos suporte para o leitor de tela Orca no início do ano e o plug-in ampliador de exibição durante o verão.

Acessibilidade
Acessibilidade

Embora não haja recursos de acessibilidade completamente novos desta vez, foram feitas algumas melhorias no suporte do Orca em aplicativos como Raspberry Pi Configuration e Appearance Settings, para fazê-los ler o que estão fazendo de uma maneira mais útil; também trabalhou-se com os mantenedores do Orca para levantar e corrigir alguns bugs. Ainda não está perfeito, mas evoluindo!

Um dos benefícios de mudar para o PulseAudio é que agora significa que o áudio do leitor de tela pode ser reproduzido por meio de dispositivos Bluetooth; isso não era possível com o antigo sistema ALSA, portanto, usuários com deficiência visual que desejam usar o leitor de tela com um fone de ouvido Bluetooth ou alto-falante externo agora podem fazê-lo.

Novas opções de hardware

Foram adicionados algumas opções à ferramenta Raspberry Pi Configuration.

Na guia Sistema, se você estiver executando o Raspberry Pi com um único LED de status (ou seja, um Raspberry Pi Zero ou o novo Raspberry Pi 400), agora há uma opção para selecionar se o LED apenas mostra que a alimentação está ligada, ou se piscar para mostrar a atividade da unidade.

Novas configurações
Novas configurações

Na guia Desempenho, há opções que permitem controlar o novo Case Fan da Raspberry Pi : você pode selecionar o pino GPIO ao qual está conectado e definir a temperatura na qual liga e desliga.

Configuração de temperatura
Configuração de temperatura

Como faço para obtê-lo?

A imagem mais recente pode ser instalada em um novo cartão usando o Raspberry Pi Imager ou pode ser baixado na página de Downloads .

Para aplicar as atualizações a uma imagem existente, você precisará inserir os comandos usuais em uma janela de terminal:

sudo apt update 
sudo apt full-upgrade

(É seguro aceitar apenas a resposta padrão para quaisquer perguntas feitas durante o procedimento de atualização).

Então, para instalar o suporte para Bluetooth PulseAudio, você precisará inserir os seguintes comandos na janela do terminal:

sudo apt purge bluealsa 
sudo apt install pulseaudio-module-bluetooth

Agora reinicie.

Para trocar o seletor de volume e entrada na barra de tarefas do ALSA para o PulseAudio, depois que o Raspberry Pi for reiniciado, clique com o botão direito em uma área em branco na barra de tarefas e escolha Adicionar / Remover itens do painel . Encontre o plugin denominado Controle de Volume (ALSA / BT) na lista, selecione-o e clique em Remover; em seguida, clique no botão Adicionar, encontre o plugin chamado Controle de Volume (PulseAudio) e clique em Adicionar. Como alternativa, basta abrir o aplicativo Appearance Settings na seção Preferences do Main Menu, ir para a guia Defaults e pressionar um dos botões Set Defaults .

Atualizações

Algumas pessoas relataram que alguns aplicativos estão ignorando o efeito do switcher de saída do PulseAudio. Isso provavelmente é causado por um arquivo de configuração antiga do ALSA, ainda existente no sistema. Depois de atualizar, execute o seguinte em uma janela de terminal, o que deve corrigir isso:

rm ~ / .asoundrc

Para remover o antigo aplicativo de preferências de áudio, que não funcionará com o PulseAudio, faça:

sudo apt purge pimixer

Também sabemos que a saída do dispositivo de áudio interno do Raspberry Pi é mono na imagem; isso agora está corrigido. Para obter a correção, faça uma atualização em uma janela de terminal:

sudo apt update 
sudo apt full-upgrade 
reboot

Alguns usuários relataram que em uma configuração de monitor duplo, alternar a saída de áudio para o conector AV causa problemas – isso está sendo investigado no momento.

Fonte:

https://www.raspberrypi.org/blog/new-raspberry-pi-os-release-december-2020/

Picture of Pedro

Pedro

Bacharel em Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações e hobbysta em eletrônica nas horas vagas =).

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Como Fazer um Osciloscópio de Baixo Custo com Arduino

Como Fazer um Osciloscópio de Baixo Custo com Arduino

Construa seu próprio osciloscópio com Arduino de baixo custo! Aprenda o circuito de condicionamento de sinal e o código para visualizar sinais de até 1kHz.

O que é PWM (Pulse-Width-Modulation)? Funcionamento e aplicações

O que é PWM (Pulse-Width-Modulation)? Funcionamento e aplicações

PWM é a sigla em inglês para “Pulse Width Modulation”, que em português significa “Modulação por Largura de Pulso”. É uma técnica criada com o objetivo de controlar a potência entregue a uma carga elétrica de forma eficiente, ajustando a média de tensão aplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPERE, antes de sair entre no nosso grupo de whatsapp!

Junte-se à nossa comunidade e se mantenha atualizado sobre o mundo Maker