Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Atualização do Sistema Operacional da Raspberry Pi – Dezembro 2020

Atualização do Sistema Operacional da Raspberry Pi - Dezembro 2020

Aqui está um resumo dos principais novos recursos que você encontrará nele:

Chromium

O navegador Chromium foi atualizado para a versão 84. Foi melhorado a reprodução de vídeo, então poderá ser visto uma boa qualidade em sites como o YouTube. Além disso, devido aos eventos deste ano, foram feitos muitos testes e ajustes em clientes de videoconferência, como Google Meet, Microsoft Teams e Zoom, e agora eles devem funcionar perfeitamente no seu Raspberry Pi’s Chromium.

PulseAudio

O Linux é bastante complicado para áudios, com a interface atual ALSA não era possível ouvir duas saídas de som, por exemplo, se você ouve um som do YouTube você não consegue ouvir mais nenhum outro som.

O PulseAudio lida com tudo isso. É um software que funciona como uma camada entre todo o hardware de áudio e todos os aplicativos que enviam e recebem áudio e direciona tudo automaticamente para os lugares certos. Ele pode mixar o áudio de vários aplicativos, para que você possa ouvir o VLC ao mesmo tempo que o YouTube, e permite que a saída seja movida entre diferentes dispositivos enquanto está tocando. Ele sabe como se comunicar com dispositivos Bluetooth e simplifica muito o trabalho de gerenciamento de dispositivos de entrada e saída padrão, tornando muito mais fácil garantir que o áudio termine onde deveria estar!

Uma área em que é particularmente útil é no gerenciamento de fluxos de entrada e saída de áudio para navegadores da web como o Chromium; em nossos testes, o uso do PulseAudio tornou a configuração de sessões de videoconferência muito mais fácil e confiável, especialmente com fones de ouvido Bluetooth e áudio de webcam.

A boa notícia para os usuários do Raspberry Pi é que, se acertarmos, você nem perceberá a mudança. O PulseAudio agora é executado por padrão e, embora o controle de volume e o seletor de entrada / saída de áudio na barra de tarefas pareçam quase idênticos aos das versões anteriores do sistema operacional, agora ele está controlando o PulseAudio em vez do ALSA. Você pode usá-lo como antes: selecione seus dispositivos de saída e entrada, ajuste o volume e pronto.

Impressora

Uma coisa que sempre faltou no Raspberry Pi OS é uma maneira fácil de conectar e configurar impressoras. Existe uma ferramenta Linux para isso, chamada CUPS, o Common Unix Printing System. (Na verdade, é propriedade da Apple e é o sistema de impressão subjacente usado pelo macOS X, mas ainda é um software livre e está disponível para uso por distribuições Linux.)

O CUPS sempre esteve disponível no apt, então pode ser instalado em qualquer Raspberry Pi, mas a interface padrão baseada na web é um pouco hostil. Várias ferramentas front-end de terceiros foram escritas para tornar o CUPS um pouco mais fácil de usar, e decidimos usar uma chamada system-config-printer. (Como o PulseAudio, também é usado como padrão pelo Ubuntu.)

Portanto, o CUPS e o system-config-printer agora estão instalados como parte do Raspberry Pi OS. Você pode acessar a interface da web do CUPS abrindo o navegador Chromium e indo para http: // localhost: 631, mas em vez de fazer isso, sugerimos apenas ir para a seção Preferências no menu principal e abrindo Configurações de impressão.

Print Settings.
Print Settings.

Acessibilidade

Uma das áreas que foi melhorado no Desktop este ano é a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Adicionamos suporte para o leitor de tela Orca no início do ano e o plug-in ampliador de exibição durante o verão.

Acessibilidade
Acessibilidade

Embora não haja recursos de acessibilidade completamente novos desta vez, foram feitas algumas melhorias no suporte do Orca em aplicativos como Raspberry Pi Configuration e Appearance Settings, para fazê-los ler o que estão fazendo de uma maneira mais útil; também trabalhou-se com os mantenedores do Orca para levantar e corrigir alguns bugs. Ainda não está perfeito, mas evoluindo!

Um dos benefícios de mudar para o PulseAudio é que agora significa que o áudio do leitor de tela pode ser reproduzido por meio de dispositivos Bluetooth; isso não era possível com o antigo sistema ALSA, portanto, usuários com deficiência visual que desejam usar o leitor de tela com um fone de ouvido Bluetooth ou alto-falante externo agora podem fazê-lo.

Novas opções de hardware

Foram adicionados algumas opções à ferramenta Raspberry Pi Configuration.

Na guia Sistema, se você estiver executando o Raspberry Pi com um único LED de status (ou seja, um Raspberry Pi Zero ou o novo Raspberry Pi 400), agora há uma opção para selecionar se o LED apenas mostra que a alimentação está ligada, ou se piscar para mostrar a atividade da unidade.

Novas configurações
Novas configurações

Na guia Desempenho, há opções que permitem controlar o novo Case Fan da Raspberry Pi : você pode selecionar o pino GPIO ao qual está conectado e definir a temperatura na qual liga e desliga.

Configuração de temperatura
Configuração de temperatura

Como faço para obtê-lo?

A imagem mais recente pode ser instalada em um novo cartão usando o Raspberry Pi Imager ou pode ser baixado na página de Downloads .

Para aplicar as atualizações a uma imagem existente, você precisará inserir os comandos usuais em uma janela de terminal:

sudo apt update 
sudo apt full-upgrade

(É seguro aceitar apenas a resposta padrão para quaisquer perguntas feitas durante o procedimento de atualização).

Então, para instalar o suporte para Bluetooth PulseAudio, você precisará inserir os seguintes comandos na janela do terminal:

sudo apt purge bluealsa 
sudo apt install pulseaudio-module-bluetooth

Agora reinicie.

Para trocar o seletor de volume e entrada na barra de tarefas do ALSA para o PulseAudio, depois que o Raspberry Pi for reiniciado, clique com o botão direito em uma área em branco na barra de tarefas e escolha Adicionar / Remover itens do painel . Encontre o plugin denominado Controle de Volume (ALSA / BT) na lista, selecione-o e clique em Remover; em seguida, clique no botão Adicionar, encontre o plugin chamado Controle de Volume (PulseAudio) e clique em Adicionar. Como alternativa, basta abrir o aplicativo Appearance Settings na seção Preferences do Main Menu, ir para a guia Defaults e pressionar um dos botões Set Defaults .

Atualizações

Algumas pessoas relataram que alguns aplicativos estão ignorando o efeito do switcher de saída do PulseAudio. Isso provavelmente é causado por um arquivo de configuração antiga do ALSA, ainda existente no sistema. Depois de atualizar, execute o seguinte em uma janela de terminal, o que deve corrigir isso:

rm ~ / .asoundrc

Para remover o antigo aplicativo de preferências de áudio, que não funcionará com o PulseAudio, faça:

sudo apt purge pimixer

Também sabemos que a saída do dispositivo de áudio interno do Raspberry Pi é mono na imagem; isso agora está corrigido. Para obter a correção, faça uma atualização em uma janela de terminal:

sudo apt update 
sudo apt full-upgrade 
reboot

Alguns usuários relataram que em uma configuração de monitor duplo, alternar a saída de áudio para o conector AV causa problemas – isso está sendo investigado no momento.

Fonte:

https://www.raspberrypi.org/blog/new-raspberry-pi-os-release-december-2020/

Picture of Pedro

Pedro

Bacharel em Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações e hobbysta em eletrônica nas horas vagas =).

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *