Neste artigo é explicado como tocar músicas utilizando o microcontrolador Arduino. Lembra aqueles toques musicais de celulares antigos, como por exemplo o Nokia 3310? Pois bem, aqui você consegue tocar os mesmos toques musicais utilizando o Arduino!
Materiais necessários
- Arduino UNO
- Buzzer passivo para Arduino (5V)
- Jumpers
- Protoboard
Circuito
A Figura 1 ilustra o diagrama de montagem do circuito:

Código
Você pode realizar o download do código e biblioteca TONE clicando no link abaixo:
Download: Código RTTTL
Detalhes:
O arquivo RTTL_sequencia_de_musicas.ino é o código das músicas, é necessário retirar as barras // da música para poder compilar e tocar.
A pasta TONE é a biblioteca que precisa adicionar na pasta libraries da IDE Arduino.
O arquivo para download já está pronto pra tocar as músicas na sequência. Caso queira mudar as músicas, faça o seguinte:
– Primeiramente você precisará ir no código da música e enumerar as músicas que você desejar tocar em sequência, como exemplo: song1, song2, song3 e etc…
– Depois em void loop(void), lá no fim do código, você pode aumentar a sequência de músicas copiando e colando o código quantas vezes você quiser, só alterando o número da constante “song”:
– Exemplo do código:
void loop(void)
{
play_rtttl(song1);
Serial.println("Done.");
while(0);
delay(1000);
play_rtttl(song2);
Serial.println("Done.");
while(0);
delay(1000);
play_rtttl(song3);
Serial.println("Done.");
while(0);
delay(1000);
}
Importante:
No projeto deste artigo foi utilizado a versão da IDE Arduino 1.0.5
Adicionando novas músicas:
Você pode buscar novas músicas RTTTL no site indicado abaixo. Basta adicionar o código Ring Tone RTTTL dentro do código disponibilizado neste artigo, apenas colar a nova linha de música na lista das variáveis declaradas “char”, como exemplificado na Figura 2. Após isso, adicionar o song dentro do void loop exemplificado no tópico anterior.

Lembre de retirar as barras “\” para habilitar os códigos da músicas.
Site: http://84.107.155.75/forum/index.php?action=view&id=300
Vídeos
Disponibilizamos abaixo vídeos utilizando o código para tocar as músicas com o Arduino Uno.