Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

O que são resistores de pull-up e pull-down?

Resistor pull up e pull down

Se você olhar qualquer circuito eletrônico digital, encontrará neles inúmeros resistores de pull-up e pull-down. Eles são usados ​​para polarizar corretamente as entradas das portas digitais para impedi-las de flutuar aleatoriamente quando não há condição/nível de entrada. Para qualquer microcontrolador em um sistema embarcado, como um Arduino, necessitam de resistores de pull-up e pull-down nos GPIOs, pois utilizam sinais de entrada e saída para comunicação com dispositivos e hardwares externos. Com a implementação dos resistores de pull-up e pull-down no circuito, permitirá que os pinos de entrada do microcontrolador recebam níveis de estados ‘alto’ ou ‘baixo’. Se não utilizar estes resistores e não houver nada conectado aos seus pinos GPIO, seu programa lerá um nível de estado “flutuante”, ou seja, nem nível alto, nem nível baixo.

Resistores PULL-UP

Um resistor pull-up é usado para garantir que a tensão no pino do microcontrolador seja bem definida, mesmo quando a chave estiver aberta. Ele é usado para garantir que um pino digital seja mantido em nível lógico alto na ausência de um sinal de entrada. Não é necessário utilizar um tipo especial de resistor. Eles são simples, de valores fixos, conectados entre a fonte de tensão e o pino digital do microcontrolador que receberá a tensão de entrada, ou não, através da chave conectada ao terra. Quando a chave está aberta, o estado lógico da entrada da porta digital se mantém em nível alto. Quando a chave é fechada, o estado lógico da porta digital altera para nível baixo.

Esquemático para resistor pull-up.
Esquemático para resistor pull-up.

Na figura acima, um resistor pull-up com um valor fixo foi usado para conectar a fonte de tensão e um pino digital. O resistor de pull-up é colocado em série com uma chave para garantir que a tensão entre GND e VCC seja controlada ativamente quando a chave estiver aberta. Se não utilizarmos um resistor pull-up, resultará em um curto-circuito. Isso ocorre porque o pino digital não pode ser curto-circuitado diretamente com o terra ou com o VCC, pois isso acabará danificando o circuito.

Resistores PULL-DOWN

O resistor pull-down garante que o pino digital esteja em um nível lógico baixo, mesmo quando não houver conexões ativas com outros dispositivos. O resistor pull-down mantém o sinal lógico próximo a zero volt (0V) quando nenhum outro dispositivo ativo está conectado. Ele estabelece o estado lógico baixo para evitar um estado indefinido na entrada do pino digital. Deve ter uma resistência maior do que a impedância do circuito lógico. Quando a chave está aberta, a tensão da entrada do pino digital fica em estado lógico baixo (nível do GND). Quando a chave é fechada, a tensão de entrada no pino digital vai para o nível de Vin. Sem o resistor, os níveis de tensão virtualmente flutuariam entre as duas tensões.

Esquemático para resistores pull-down.
Esquemático para resistores pull-down.

Assim como o resistor pull-up na Figura 1, os resistores pull-down neste circuito também garantem que a tensão entre o VCC e o pino digital do microcontrolador seja controlada ativamente quando a chave estiver aberta. Ao contrário do resistor pull-up, o resistor pull-down muda o estado lógico do pino digital para um valor baixo em vez de um valor alto. O resistor de pull-down que está conectado ao GND define o estado lógico do pino digital para 0v, até que o interruptor seja pressionado e o pino digital fique em nível alto.

Valores ideais de resistência para resistores de PULL-UP e PULL-DOWN

Para resistores pull-up, você precisa usar um resistor que seja pelo menos 10 vezes menor que o valor da impedância do pino de entrada. Para dispositivos lógicos que operam em 5V, o valor típico do resistor pull-up deve estar entre 1-5 kΩ. Por outro lado, para aplicações de sensores resistivos e comutadores, o valor típico de resistor pull-up deve estar entre 1-10 kΩ.

Para resistores pull-down, deve sempre ter uma resistência maior que a impedância do circuito lógico. Ou então, ele reduzirá muito a tensão, e a tensão de entrada no pino permanecerá com um valor lógico baixo constante, independentemente do interruptor estar ligado ou desligado.

PULL-UP x PULL-DOWN
PULL-UP x PULL-DOWN
Picture of Pedro

Pedro

Bacharel em Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações e hobbysta em eletrônica nas horas vagas =).

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Como Fazer um Osciloscópio de Baixo Custo com Arduino

Como Fazer um Osciloscópio de Baixo Custo com Arduino

Construa seu próprio osciloscópio com Arduino de baixo custo! Aprenda o circuito de condicionamento de sinal e o código para visualizar sinais de até 1kHz.

O que é PWM (Pulse-Width-Modulation)? Funcionamento e aplicações

O que é PWM (Pulse-Width-Modulation)? Funcionamento e aplicações

PWM é a sigla em inglês para “Pulse Width Modulation”, que em português significa “Modulação por Largura de Pulso”. É uma técnica criada com o objetivo de controlar a potência entregue a uma carga elétrica de forma eficiente, ajustando a média de tensão aplicada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

ESPERE, antes de sair entre no nosso grupo de whatsapp!

Junte-se à nossa comunidade e se mantenha atualizado sobre o mundo Maker