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COMO USAR FITA LED RGB ENDEREÇÁVEL COM ARDUINO

Fita led rgb

Neste artigo é demonstrado como programar um Arduino para controlar uma fita de LED RGB endereçável. 

Com este tutorial é possível criar inúmeros tipos de efeitos luminosos apenas com o Arduino.

Componentes Utilizados

Esquemático

Esquemático para montagem do projeto.
Esquemático para montagem do projeto.

 Código Utilizado

Apenas copie e cole o código abaixo na IDE Arduino e baixe a biblioteca FastLED.h (no fim do artigo) para funcionamento completo do código:

#include <FastLED.h>
 
FASTLED_USING_NAMESPACE
 
#if defined(FASTLED_VERSION) && (FASTLED_VERSION < 3001000)
#warning "Requires FastLED 3.1 or later; check github for latest code."
#endif
 
#define DATA_PIN    3        //pino do arduino conectado a fita de LEDS WS2812B
//#define CLK_PIN   4        //Nao utilizado na fita WS2812B
#define LED_TYPE    WS2812B
#define COLOR_ORDER GRB     //Ordem das cores na fita de led WS2812B
#define NUM_LEDS    30      //numero de leds na fita
 
CRGB leds[NUM_LEDS];
 
#define BRIGHTNESS          96   //brilho dos leds  0 a 255
#define FRAMES_PER_SECOND  120   //frames por segundo, quanto mais leds na fita menor deve ser a taxa de frames por segundo
 
void setup() {
  delay(3000); // 3 second delay for recovery
   
  // tell FastLED about the LED strip configuration
  FastLED.addLeds<LED_TYPE,DATA_PIN,COLOR_ORDER>(leds, NUM_LEDS).setCorrection(TypicalLEDStrip);
  //FastLED.addLeds<LED_TYPE,DATA_PIN,CLK_PIN,COLOR_ORDER>(leds, NUM_LEDS).setCorrection(TypicalLEDStrip);
 
  // set master brightness control
  FastLED.setBrightness(BRIGHTNESS);
}
 
 
// List of patterns to cycle through.  Each is defined as a separate function below.
typedef void (*SimplePatternList[])();
SimplePatternList gPatterns = { rainbow, rainbowWithGlitter, confetti, sinelon, juggle, bpm };
 
uint8_t gCurrentPatternNumber = 0; // Index number of which pattern is current
uint8_t gHue = 0; // rotating "base color" used by many of the patterns
   
void loop()
{
  // Call the current pattern function once, updating the 'leds' array
  gPatterns[gCurrentPatternNumber]();
 
  // send the 'leds' array out to the actual LED strip
  FastLED.show();  
  // insert a delay to keep the framerate modest
  FastLED.delay(1000/FRAMES_PER_SECOND); 
 
  // do some periodic updates
  EVERY_N_MILLISECONDS( 20 ) { gHue++; } // slowly cycle the "base color" through the rainbow
  EVERY_N_SECONDS( 10 ) { nextPattern(); } // change patterns periodically
}
 
#define ARRAY_SIZE(A) (sizeof(A) / sizeof((A)[0]))
 
void nextPattern()
{
  // add one to the current pattern number, and wrap around at the end
  gCurrentPatternNumber = (gCurrentPatternNumber + 1) % ARRAY_SIZE( gPatterns);
}
 
void rainbow() 
{
  // FastLED's built-in rainbow generator
  fill_rainbow( leds, NUM_LEDS, gHue, 7);
}
 
void rainbowWithGlitter() 
{
  // built-in FastLED rainbow, plus some random sparkly glitter
  rainbow();
  addGlitter(80);
}
 
void addGlitter( fract8 chanceOfGlitter) 
{
  if( random8() < chanceOfGlitter) {
    leds[ random16(NUM_LEDS) ] += CRGB::White;
  }
}
 
void confetti() 
{
  // random colored speckles that blink in and fade smoothly
  fadeToBlackBy( leds, NUM_LEDS, 10);
  int pos = random16(NUM_LEDS);
  leds[pos] += CHSV( gHue + random8(64), 200, 255);
}
 
void sinelon()
{
  // a colored dot sweeping back and forth, with fading trails
  fadeToBlackBy( leds, NUM_LEDS, 20);
  int pos = beatsin16( 13, 0, NUM_LEDS-1 );
  leds[pos] += CHSV( gHue, 255, 192);
}
 
void bpm()
{
  // colored stripes pulsing at a defined Beats-Per-Minute (BPM)
  uint8_t BeatsPerMinute = 62;
  CRGBPalette16 palette = PartyColors_p;
  uint8_t beat = beatsin8( BeatsPerMinute, 64, 255);
  for( int i = 0; i < NUM_LEDS; i++) { //9948
    leds[i] = ColorFromPalette(palette, gHue+(i*2), beat-gHue+(i*10));
  }
}
 
void juggle() {
  // eight colored dots, weaving in and out of sync with each other
  fadeToBlackBy( leds, NUM_LEDS, 20);
  byte dothue = 0;
  for( int i = 0; i < 8; i++) {
    leds[beatsin16( i+7, 0, NUM_LEDS-1 )] |= CHSV(dothue, 200, 255);
    dothue += 32;
  }
}

Downloads

Baixe o código e biblioteca utilizada aqui.

Para saber como montar o projeto na prática, assista o vídeo tutorial abaixo:

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Pedro

Bacharel em Engenharia Elétrica, com ênfase em Telecomunicações e hobbysta em eletrônica nas horas vagas =).

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